Eventos

Ciclo de webinars da CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico

Inscrição obrigatória (gratuita)

O Dia do Pensamento Crítico consiste numa “competição de ideias” que visa consciencializar os participantes para a importância das capacidades e disposições do Pensamento Crítico e Criativo no mundo atual e o seu contributo para, de forma sistemática e estruturada, tomar decisões fundamentadas para a resolução de problemas reais e complexos.
Os participantes trabalham em pequenos grupos, desenvolvendo soluções para os desafios que lhes serão lançados.

Os participantes trabalham em pequenos grupos, desenvolvendo soluções para os desafios que lhes serão lançadOs vencedores representaram a UTAD em grupos interinstitucionais (com os vencedores em outras instituições de Ensino Superior) no Dia do Pensamento Crítico Interinstitucional, que decorreu a 19 de abril, na Universidade Lusófona em Lisboa. 

O Dia do Pensamento Crítico noutras instituições
– Universidade Lusófona: 22 de fevereiro
– ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão: 24 de fevereiro
– Escola Superior de Saúde de Santa Maria: 1 de março
– ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica: 6 de março
– CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte: 7 de março
– Politécnico da Guarda: 13 de março
– P.Porto – Instituto Politécnico de Porto: 21 de março
– Politécnico de Viseu: 21 de março
– Universidade de Évora: 22 de março
– Instituto Politécnico de Viana do Castelo: 10 de abril


Lançamento da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico

19 de janeiro 2024 | Universidade de Coimbra | CARTAZ
Saber mais…

Reunião internacional dos parceiros do projeto da OCDE – Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education
Julho de 2023, em Milão



Evaluating ideas: navigating an uncertain world with critical thinking
WEBINAR DA OCDE (26 de junho 2023)

Gravação disponível em:

https://www.facebook.com/OECDEduSkills/videos/181579051258722/

Saber mais sobre este webinar

In a world that is more digitalised, uncertain and interconnected than ever before, critical thinking is vital. It helps us combat misinformation, untangle complex and competing narratives and thrive in a rapidly changing world.

Thinking critically can also lead to deeper learning throughout our lives. But what does critical thinking mean in practice? What does it involve in specific disciplines and stages of development in education?
In this webinar our panelists discussed how educators in school and higher education can support critical thinking, based on our work on Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking: What it Means in School.

Panelists:
Jonathan Osborne, Kamalachari Professor of Science Education, Stanford Graduate School of Education, United States
Elena Pasquinelli, Fondation La Main à la Pâte, Member of the Conseil Scientifique de l’Education Nationale, France
Mikiko Nishimura, Professor, Division of Arts and Sciences, College of Liberal Arts, International Christian University, Japan
Caroline Dominguez, Professor of Management, University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), Portugal

Moderated by Stéphan Vincent-Lancrin, Senior Analyst and Deputy Head of Division at the OECD Directorate for Education and Skills.


Dia do Pensamento Crítico na UTAD:
28 de fevereiro 2023
Dia do Pensamento Crítico Interinstitucional:
19 de abril

Dia do Pensamento Crítico 2023 (saber mais)

28 de fevereiro – Dia do Pensamento Crítico na UTAD

08h30 | Receção
09h00 | Pensamento Crítico
09h30 | Quebra-gelo
10h00 | Resolução de problemas (Parte 1)

13h00 | Almoço

14h00 | Resolução de problemas (Parte 2)
16h00 | Apresentações finais
17h00 | Sessão de encerramento

Dia do Pensamento Crítico noutras IES

CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte: 16 de fevereiro 
Universidade Lusófona: 2 de março 
Instituto Politécnico da Guarda: 8 de março 
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

19 de abril – Dia do Pensamento Crítico Interinstitucional

Realizado presencialmente na UTAD, com representantes de todas as instituições de ensino superior participantes.

08h00 | Receção
08h30 | Sessão de abertura
08h45 | Quebra-gelo
09h00 | Resolução de problemas (Parte 1)
12h00 | Almoço
13h00 | Resolução de problemas (Parte 2)
14h00 | Apresentações no grupo
15h30 | Apresentações finais
16h15 | Sessão de encerramento

Dia do Pensamento Crítico na UTAD

Edições anteriores

1.ª edição: 2019 – Dia do Pensamento Crítico na UTAD.
2.ª edição: 2021 – Dia do Pensamento Crítico na UTAD, realizado online.
3.ª edição: 2022 – Dia do Pensamento Crítico na UTAD, presencialmente.

Em 2022, o Dia do Pensamento Crítico realizou-se, com a colaboração da equipa da UTAD, também nestas instituições:
ESTeS-Lisboa, IPG–ESTH Seia, IPSN-CESPU, Univ. Lusófona de Lisboa e Univ. Lusófona do Porto.



Lançamento do livro

José Pinto Lopes, Helena Santos Silva, Caroline Dominguez e Maria Manuel Nascimento (eds.) (2019). Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula: Planificação, Estratégias e Avaliação. Pactor.

Ver

  1. A importância e o desafio de educar para o pensamento crítico no século XXI
  2. Planificar o ensino para promover o pensamento crítico
  3. Construir, analisar e avaliar argumentos: Contributos para o desenvolvimento do pensamento crítico
  4. O feedback na promoção do pensamento crítico
  5. A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico
  6. Aprendizagem baseada em problemas e em estudos de casos para promover o pensamento crítico
  7. Mapas de conceitos como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico
  8. O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico
  9. Pesquisa guiada: uma estratégia de aprendizagem para o pensamento crítico
  10. Avaliação formal e informal do pensamento crítico

INCLUI
Teste de Pensamento Crítico e Criativo
Escala de Disposições de Pensamento Crítico




No âmbito do projeto CRITHINKEDU (2016-2019)

Crithinkedu –  Visitar o site do Projeto 

Eventos realizados na UTAD: Conversas com Sabor




No âmbito do Projeto da FCT

Informação a atualizar brevemente.

II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico

Com a participação especial do Professor Robert H. Ennis (University of Illinois, USA): “Critical Thinking Across the Curriculum”.

Começou com um workshop orientado por Tim Kenyon (University of Waterloo, Canada): “Modelando a Falibilidade no Ensino do Pensamento Crítico”

Programa